Hoje em dia, há muitas pessoas que querem saber qual é a vontade de Deus para as suas vidas. Com grande espanto verificamos que até mesmo entre os pastores e missionários parece ser difícil saber e entender a vontade de Deus. Mas não é assim que nos diz a Bíblia. Deus nos manda seguir Sua vontade e a Bíblia está repleta de personagens que fizeram ou não a vontade de Deus.

          Há, porém, uma coisa acontecendo que é muito mau. Pessoas estão culpando a Deus por certas coisas que acontecem das quais Ele não tem nada a ver com o ocorrido. Um bom exemplo disso é o fato de que pastores estão pulando de igreja para igreja, dizendo para todos que é a vontade de Deus, nunca param num determinado lugar para fazer um trabalho bem feito, um trabalho digno. No entanto, dizem que Deus falou, Deus liderou, etc.

          Jeremias 23.26 diz: “Até quando sucederá isso no coração dos profetas que proclamam mentiras, que proclamam só o engano do próprio coração?” e Jeremias 23.28 diz: “O profeta que tem sonho conte-o como apenas sonho; mas aquele em quem está a minha palavra, fale a minha palavra com verdade. Que tem a palha com o trigo? Diz o Senhor”. Jesus falando ao povo citou Isaías 29.10 em Marcos 7.6 - “Bem profetizou Isaías, a respeito de vós, hipócritas, como está escrito: Este povo honra-me com os lábios, mas o seu coração está longe de mim”.
         

Vamos honrar o nosso Deus não somente falando, mas conhecendo e fazendo a Sua vontade.
Nós temos que saber quando e a vontade do Senhor e quando e a nossa própria vontade. “Buscai ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto. Deixe o ímpio o seu caminho, e o homem maligno os seus pensamentos; volte-se ao Senhor, que se compadecerá dele; e para o nosso Deus, porque é generoso em perdoar. Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o Senhor. Porque, assim como o céu é mais alto do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os
vossos pensamentos” (Is 55.6-9).

          1- A Vontade de Deus Nunca Irá Contra a Sua Palavra
          Veja as seguintes referências: 
          - Salmo 138.2 - Deus tem magnificado acima de tudo a Sua Palavra, bem como o Seu Nome. Ele não irá mudar para podermos encaixar a nossa vontade.
          - Josué 1.7,8 - Se quisermos ter vidas bem sucedidas não podemos desviar da Sua Vontade ou Palavra nem para a direita nem para a esquerda.
          - Salmo 119.4 - Ele nos deu Seus mandamentos que o cumpramos a risca. 
          - Isaías 30.21; Rm 8.14 - O Espírito Santo vai nos guiar na Perfeita Vontade de Deus.

                   2- A Vontade de Deus Nunca gerará Dúvidas

          - Romanos 14.2,3 - O que não é de fé é pecado. É um princípio da Palavra de Deus. Se tivermos dúvida sobre qualquer coisa, devemos orar até termos certeza se é ou não a Vontade de Deus.
          - Tiago 1.5-8 - “Se, porém, algum de vós necessita de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente,
e nada lhes impropera; e ser-lhe-á concedida. Peça-a, porém, com fé, em nada duvidando; pois o que duvida é semelhante à onda do mar, impelida e agitada pelo vento. Não suponha esse homem que alcançará do Senhor alguma coisa; homem de ânimo dobre, inconstante em todos os seus caminhos”.  
           Verso 5 - Se alguém necessita de sabedoria, peça-a a Deus;
          Verso 6 - Pede em oração, mas a oração da fé, pois sem fé é impossível agradar a Deus (Hebreus 11.6).  Aquele que duvida é semelhante à onda do mar, pois é instável.
          Verso 7 - O homem instável não deve se enganar, pois de Deus nada vai receber.
          Verso 8 - Ele quer servir a dois senhores: a sua própria vontade e a de Deus, mas é um homem inconstante
em todos os seus caminhos ou em tudo o que faz.

          3- A Vontade de Deus Sempre Trará a Paz

          Esse é o outro lado da moeda. A Vontade de Deus nunca traz dúvida e, sim, sempre a paz.
          - I Coríntios 14.33 - Deus não é de confusão e sim de paz. É doutrina, é simples.
          - I Coríntios 7.15 - “Deus vos tem chamado a paz”, outro princípio.
          - Colossenses 3.15 - “Seja a paz de Cristo o árbitro em vossos corações”. Se fizermos as coisas segundo a paz de Cristo seremos muito mais felizes e faremos muito menos erros.
          - Filipenses 4.6 - a Bíblia nos deu ordens para não andarmos ansiosos em coisa alguma. Jesus também
falou o mesmo em Mateus 6.25,31. Não devemos andar ansiosos, mas devemos orar procurando saber a vontade de Deus. Isso concorda com Efésios 5.17, que diz que devemos procurar compreender qual a Vontade do Senhor.
          - Filipenses 4.7 - Se fizermos isso, é dito que “a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os
nossos corações e as nossas mentes em Cristo Jesus”.

          4- A Vontade de Deus Sempre Trará Honra e Glória a Deus

          - I Coríntios 10.31 - Qualquer coisa que fazemos, até as coisas comuns do dia, devem ser feitas para a glória
de Deus.
          - Colossenses 3.17 - “E tudo o que fizerdes, seja em palavra, seja em ação, fazei-o em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai”.
          - I Pedro 4.11 - “Se alguém fala, fale de acordo com os oráculos de Deus; se alguém serve, faça-o na força
que Deus supre, para que em todas as cousas seja Deus glorificado, por meio de Jesus Cristo, a quem pertence a glória e o domínio pelos séculos do séculos. Amém”.
          - Judas 24,25 - Ele merece toda a glória.
          Para concluir, podemos verificar em Romanos 12.1,2 que nós devemos experimentar qual seja a boa, agradável e perfeita Vontade de Deus. Devemos fazer isso irmãos, pois Jesus nos salvou para fazermos
a Vontade de Deus e não a nossa própria vontade.
          - Gálatas 5.16,17 fala que nós devemos andar no Espírito e não na carne, para que nós não venhamos
a fazer o que seja da nossa própria vontade.
          “E ele morreu por todos, para que os que vivem não vivam mais para si mesmos, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou” (II Coríntios 5.15).
          Que Deus abençoe você e que este pequeno estudo possa lhe ajudar.