Gosto de pensar que Deus cuida de minha saúde. Afinal fui ensinado que devo orar pelos enfermos. E se eu estiver enfermo, posso orar para Deus cuidar dessa enfermidade. Se Ele cuida da minha saúde, acredito que Ele gostaria que eu também cuidasse. Porque essa tarefa seria somente dEle? Deus nos presenteou com um cérebro que reflete sobre a importância do autocuidado.

            Em nossos templos falamos muito sobre cuidar das coisas do “espirito”. Falamos da importância de orar, jejuar, vigiar, alimentar-se espiritualmente... Mas esquecemos de pensar sobre nosso corpo. Dá a impressão que Deus se importa somente com nossa alma, e se falamos sobre cuidados com o corpo, só lembramos nos contextos de “como devemos nos vestir”. Aliás, se dependêssemos apenas dos conhecimentos de nossos pregadores, dificilmente pensaríamos na importância de cuidar do corpo.

            Mas eu entendo e trago alguns motivos para a ausência deste tema nos púlpitos: Como pode um pregador obeso falar sobre esse tema? Alguém ensinou a ele que ele está pecando ao não cuidar de seu corpo?

            Outro motivo para a ausência de pregações sobre isso é uma superficial interpretação bíblica. Se lermos em I Timóteo 4:8 onde diz “(...) Pois o exercício físico para pouco é proveitoso” temos a “desculpa” para não nos preocuparmos. Embora esse versículo não exclui a importância de cuidar do próprio corpo.

            Mas não vejo que isso é exclusivo dos crentes. Muito do que acontece dentro de nossos templos é reflexo do que acontece na sociedade. A sociedade não dá a devida importância para o cuidado do corpo. Nunca tivemos tantos obesos e pessoas morrendo de doenças que poderiam ser evitadas com o autocuidado.

            Defendo que todos nós deveríamos cuidar de nosso corpo. Cuidar com a qualidade e quantidade das nossas refeições, horas de sono, lazer, etc... Vou apresentar a motivos para você leitor começar a cuidar de seu corpo. Farei de duas formas:

MOTIVOS BASEADOS NA PROMOÇÃO

DA SAÚDE:

            • Se você cuidar de sua saúde, poderá evitar AVCs (Acidente Vascular Cerebral – encefálico), além de melhorar o funcionamento de seu coração e pulmões.

            • Cuidados na alimentação e atividades físicas reduzirão o estresse.

            • Farão você ter mais vigor e longevidade. Trarão mais qualidade de vida.

            • Reduzirão o risco de depressão.

            • Sua autoestima vai melhorar, além do seu humor e produtividade.

MOTIVOS BASEADOS NO MEDO

(EMBORA IGUALMENTE REALISTAS):

            • Se você não praticar atividade física, há grande probabilidade de você morrer mais cedo. Isso significa que dificilmente vai conhecer seus netos. Se conhecer, serás tão limitado que se divertir com eles será um fardo.

            • Pense: Como você quer chegar na terceira idade? Independente, indo ao banheiro e passeando sem auxilio? Ou no fundo de uma cama devido um AVC que poderia ser evitado se cuidasse da alimentação e praticasse atividade física?

            • Quer viver estressado, irritando-se facilmente e com baixa produtividade?

            • Quer chegar à terceira idade tomando diversos remédios? (tantos que terás dificuldade em saber quais tomar).

            • Quer ter demência mais cedo?

            • Alguém pode dizer: “Eu conheci alguém que morreu super saudável e não cuidava do corpo”, então eu responderei: Ele é quantos em um milhão? Quantos que você conhece que morreram em decorrência de doenças evitáveis?

            • Gostarias de ter dor em todas as suas “juntas” devido à obesidade?

           

            Espero que os itens citados tenham feito você refletir. Se consegui meu intento, abaixo seguem algumas estratégias para você seguir a fim de cuidar de seu corpo:

 

1- Pratique atividades físicas: o mínimo seria 2 horas e meia por semana de atividade. Procure caminhar e subir escadas a pé.

2- Controle seu peso e alimente-se saudavelmente. Reduza o sal e o açúcar. Saladas e frutas são recomendadas. Evite gorduras.

3- Evite tomar refrigerante (inclusive aquele de cor escura).

4- Faça avaliação com seu médico. É bom fazer exames de rotina para ver se está tudo bem.

5- Pratique atividades de lazer. Não fomos criados para viver sob pressão constante. Tirar férias e divertir-se com a família são atividades muito prazerosas.

6- Álcool e cigarro nem pensar. Se percebes dependência, procure auxilio o mais rápido possível.

           

            Sei que você leitor tem motivos suficientes para não cuidar de si de forma integral. Falta de tempo, energia, dinheiro, motivação... Você não conseguirá fazê-lo se não der prioridade a isso.

            Estou preocupado com a quantidade de doenças e mortes devido à má qualidade de vida. Deus quer cuidar de você e considere que neste momento Ele está lhe advertindo sobre suas práticas.

            Como me encontro sedentário e descobri que, embora com 34 anos meu colesterol está alto, resolvi mudar. Mas quero proporcionar essa mudança a outros. Estou praticando atividade física ao ar livre e gostaria de convidá-lo (a) a praticar comigo. Corrida ou caminhada. Farei um grupo com esse interesse. Se você se interessar em cuidar de seu corpo, fale comigo. Vou criar um grupo no Whatsapp e combinaremos a forma de fazer isso. Não se preocupe: é gratuito. Meu número: (47) 9993-3272. Seu corpo é templo do Espírito Santo. Cuide dele.